11 de abril de 2014

Seminário Internacional sobre Mídia e Violência de Gênero

Como os crimes contra mulheres são abordados pela imprensa? Qual a repercussão dessas matérias na sociedade? Evento gratuito em maio, em Florianópolis (SC)

A Casa da Mulher Catarina e a Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos realizam nos dias 16 e 17 de maio, em Florianópolis (SC), o Seminário Internacional sobre Mídia e Violência de Gênero. O evento integra a Campanha “Jornalistas dão um Ponto Final na Violência Contra Mulheres e Meninas”, que tem como objetivo incluir, promover e disseminar na categoria de jornalistas profissionais e na sociedade o debate sobre relações de gênero. Um dos focos do Seminário é trazer à tona informações da violência de gênero como um problema que impacta a vida e a cidadania das mulheres, buscando a sua compreensão e desnaturalização, influenciando no tratamento dado pelos meios de comunicação.

Jornalistas receberão premiação no Seminário

A primeira etapa da Campanha “Jornalistas dão um Ponto Final na Violência Contra Mulheres e Meninas” consistiu no lançamento do Prêmio Nacional de Jornalismo sobre Violência de Gênero, realizado em dezembro de 2013 e que recebeu inscrições de profissionais de 16 diferentes estados brasileiros, que concorrem à melhor matéria nas categorias Mídia Impressa; Televisão; Rádio e Outras Mídias.

As jornalistas ou os jornalistas vencedores receberão a premiação – de R$ 5 mil para cada primeiro colocado – na noite do dia 16 de maio, abertura do Seminário. Das 82 reportagens inscritas nas quatro categorias do Prêmio, 67 foram realizadas por jornalistas mulheres e 15 por jornalistas homens.

O Seminário Internacional sobre Mídia e Violência de Gênero pretende se debruçar sobre este fazer jornalístico e sobre como a mídia tem retratado e/ou refletido sobre as questões de violência de gênero. Além de trazer painelistas para traçar um panorama da violência de gênero na América Latina, Caribe e Brasil, o Seminário também terá uma mesa com a participação das jornalistas, para refletir sobre a violência sofrida pelas mulheres no fazer profissional.

Programação do Seminário:

16 de maio
• 19h00 – Sessão Solene de Abertura - 1ª mesa: Panorama geral da violência de gênero na América Latina, Caribe e no Brasil
• Entrega da premiação do Prêmio Nacional de Jornalismo sobre Violência de Gênero
• Coquetel

17 de maio
• 09h00 - 2ª mesa: Feminismo, mídia e violência de gênero: desafios e perspectivas contemporâneas
• 14h00 - 3ª mesa: Jornalismo e a violência de gênero: entre a denúncia e a vivência
• 17h00 - 4ª mesa: Leitura e Aprovação da Carta de Florianópolis
• Sessão solene de Encerramento.

SERVIÇO

Seminário Internacional sobre Mídia e Violência de Gênero
Onde: Hotel Plaza Baía Norte (Avenida Beira Mar, Centro)
Quando: 16 e 17 de maio (sexta e sábado)

INSCRIÇÕES: www.casadamulhercatarina.com.br

Realização: Casa da Mulher Catarina e Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos

Para mais informações, acesse: www.casadamulhercatarina.com.br

Assessoria de Imprensa: Letra Editorial (48) 3025-7775 – Sara Caprario (48) 8402-8012 e Sandra Werle (48) 9989-0667.

Nenhum comentário:

Postar um comentário